Blogs

Luciano Barbosa e outros secretários devem ser exonerados para eleições

Por Paulo Marcello 19/05/2020 07h07
Por Paulo Marcello 19/05/2020 07h07
Luciano Barbosa e outros secretários devem ser exonerados para eleições
Vice-governador ainda não confirmou se será candidato a prefeito de Arapiraca - Foto: Imagem: Thiago Henrique
É grande a expectativa para as exonerações de, ao menos, quatro secretários de Estado nos próximos dias. Luciano Barbosa (Educação), Arthur Albuquerque (Trabalho e Emprego), Cecília Rocha (Ciência e Tecnologia) e Fernando Pereira (Meio Ambiente e Recursos Hídricos), além de Mellina Freitas (Cultura) estão na lista, até agora.

O desligamento das pastas é obrigatório aos que pretendem disputar o cargo de prefeito(a) nas eleições de 2020. O prazo expira logo no início de junho (dia 4), ou seja, quatro meses antes das eleições previstas (ainda) para o mês de outubro, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O vice-governador Luciano Barbosa pode ser confirmado, oficialmente, como candidato a prefeito de Arapiraca, mas não precisará se desligar deste cargo, apenas da secretaria de Educação. Na disputa estão o atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB), a vice-prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos), o advogado Cláudio Canuto (Patriota) e a vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade), entre outros.

O secretário de Trabalho e Emprego, Arthur Albuquerque, deve tentar ser prefeito em Limoeiro de Anadia. Arthur é filho do deputado estadual Antônio Albuquerque (PTB) e irmão do deputado federal Nivaldo Albuquerque (PTB). Entre os adversários ele terá pela frente o atual prefeito Marcelo Rodrigues e o ex-prefeito Marlan Ferreira.

Cecília Rocha já anunciou que deve deixar a secretaria de Ciência e Tecnologia nos próximos dias, pois abertamente já fala sobre sua pré-candidatura a prefeita de Atalaia. O atual prefeito, Chico Vigário (MDB), irá concorrer à reeleição.

Fernando Pereira sairá candidato a prefeito de São Miguel dos Campos e até o final deste mês será exonerado da secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Entre os prováveis adversários estão o atual prefeito Pedoca Jatobá e o ex-prefeito George Clemente.

Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura, também pode pedir exoneração para disputar a eleição este ano. Ela é cotada como pré-candidata a prefeita em Piranhas, mas ainda não se pronunciou sobre o assunto.