Blogs

Upsell: o que é e como usar essa estratégia nas vendas

Por AMKT • comunicação e marketing com www.amkt.ppg.br 07/04/2020 08h08
Por AMKT • comunicação e marketing com www.amkt.ppg.br 07/04/2020 08h08
Upsell: o que é e como usar essa estratégia nas vendas
Foto: AMKT • comunicação e marketing

Upsell é uma estratégia de crescimento de faturamento que pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e, consequentemente, sua empresa a vender mais.

Mas afinal, o que é Upsell?

Para realizar o upsell é importante explorar o potencial de compra do cliente. É entender suas necessidades e ofertar algo a mais, prevendo seus desejos ou ainda sugerindo um produto ou serviço que possa ser uma melhor opção para o que o consumidor está buscando.

Em outras palavras, upsell é oferecer ao cliente um produto de maior valor (R$), com mais recursos ou de melhor qualidade, o que eleva seu preço, porém é um produto que irá satisfazê-lo de acordo com suas necessidades.  Um upgrade do plano do cliente!

Exemplo: Imagine que você tem um cliente com o plano de Gestão de Redes Sociais, e percebe que consegue oferecer para ele o cartão digital interativo, porque além de ser uma novidade, é uma tendência para o posicionamento de marca dele.

Como é possível fazer isso?

Para a estratégia de up-sell, o primeiro passo é fazer um levantamento dos clientes que estão prontos para essa atualização.

Caso você não tenha um equipe de CRM (Customer Relationship Management ), uma equipe de estratégias de negócio,  focadas no relacionamento com o cliente, você pode fazer de forma manual mesmo.

Baseado-se no acompanhamento dos clientes, você avalia o status do projeto e suas necessidades atuais. A partir daí, faz um mapeamento de seus produtos, cruzando com as necessidades dos clientes e lista aqueles que estão mais propensos a aderirem.

Em seguida, com a lista de clientes pronta, é hora de acionar sua equipe de comunicação e vendas para entrar em ação e fazer as abordagens.

Obs.: Cada abordagem deve ser feita de maneira personalizada, assim como os atendimentos a estes clientes.

Além do upsell existem mais outras duas estratégias que possibilitam aumentar suas vendas e receitas: downsell e cross-sell.

Dicas!

  • Avalie cada cliente;
  • Ofereça algo útil e valioso;
  • Mostre vantagens: o segredo do upsell é oferecer vantagens, apresentando ao seu cliente razões por que ele deveria pagar mais por um produto ou serviço;
  • Tenha referências: depoimentos e recomendações.

Além disso, separei aqui 5 Estratégias de Design que são úteis para ajudar seu negócio.

Marketing Digital com resultados

Alexandria Marketing trata-se de uma iniciativa afim de profissionalizar ainda mais o mercado digital em Arapiraca e região.

Com esse novo projeto pretendemos levar ainda mais expertise ao mercado local e auxiliar o desenvolvimento e ações de marketing digital nas pequenas, médias e grandes empresas. Seja por meio de orientação, coordenação, treinamentos e ações envolvendo o novo marketing. Conheça os profissionais que fazem história na Alexandria Marketing: https://goo.gl/EOGiej.

Ver todos os posts