Blogs

Chico da Capial reconhece esforço de Collor no apoio aos agricultores familiares de Alagoas

Por Paulo Marcello 02/04/2020 18h06
Por Paulo Marcello 02/04/2020 18h06
Chico da Capial reconhece esforço de Collor no apoio aos agricultores familiares de Alagoas
Chico disse que recursos garantirão assistência aos pequenos agricultores - Foto: Imagem: TV Pajuçara
O empresário e agricultor Francisco de Souza Irmão, o Chico da Capial, destacou a ação do senador Fernando Collor de Melo (PROS) que garantiu recursos que vão garantir a assistência aos pequenos agricultores de Alagoas. O empreendedor é de longe um dos mais importantes líderes do movimento da agricultura familiar no Estado e fez questão de agradecer ao gesto do parlamentar.

"Quero parabenizar o senador Collor por ter movido gestões e buscar uma solução para esse drama. Com a liberação dos valores, milhares de famílias serão beneficiadas. O intuito é garantir renda aos produtores e estoque para a distribuição em hospitais e clínicas de idosos", afirmou.

O superintendente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) em Alagoas, Lourival Magalhães, também reconheceu o empenho de Fernando Collor, classificando a medida como importante para os pequenos produtores em meio à pandemia do coronavírus.

"A liberação dos recursos para a aquisição foi muito importante. Ao longo desse período de enfrentamento ao coronavírus, Collor tem atuado em busca de uma solução para mitigar o prejuízo dos pequenos produtores do nosso estado, além de garantir o alimento na mesa das famílias que mais precisam", disse Magalhães.

Fernando Collor confirmou, nesta quinta-feira (2), a liberação de recursos federais para a aquisição de alimentos da agricultura familiar. De acordo com o senador, apenas em Alagoas 1,5 mil agricultores devem ser contemplados com os recursos federais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), beneficiando também cerca de 100 mil famílias em risco alimentar.

“Graças aos esforços que nós fizemos junto ao Ministério da Cidadania e no Ministério da Agricultura, com a participação do Ministério da Fazenda, nós conseguimos estes recursos para os pequenos agricultores, para agricultura familiar. Esses valores vão servir para a compra de inhame, macaxeira, fruta e hortaliça que estão se perdendo, como vocês sabem aí, por falta de quem tenha pra comprar, porque as feiras estão paradas praticamente”.

O senador destacou que os recursos estão sob a coordenação do Ministério da Agricultura e que esta previsão já está nas planilhas da Conab para atendimento ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que realiza a compra com doação simultânea. O senador alagoano acredita que os recursos chegarão para cerca de 100 mil famílias de Alagoas.

“Isso vai contemplar aproximadamente 1.500 pequenos agricultores, por intermédio das organizações e cooperativas e suas associações ou federações. E a minha estimativa é que isso vai atender cerca de 100 mil famílias em risco alimentar, aí no Estado de Alagoas. Eu fico muito feliz de ter conseguido isso com agradecimento que faço ao governo federal e aos ministros da Cidadania, Onyx Lorenzoni; da Fazenda, Paulo Guedes; e da Agricultura, Tereza Cristina Corrêa”, disse Collor.