Blogs

Fabiano Leão aprova projeto para homenagear o forrozeiro Afrísio Acácio

Por Paulo Marcello 11/03/2020 16h04
Por Paulo Marcello 11/03/2020 16h04
Fabiano Leão aprova projeto para homenagear o forrozeiro Afrísio Acácio
Afrísio Acácio será homenageado pela Câmara de Vereadores em breve - Foto: Imagem: Arquivo pessoal
O cantor e compositor nordestino Afrísio Acácio do Acordeom, o Poeta Vaqueiro, será homenageado pela Câmara Municipal com o Título de Cidadão Honorário de Arapiraca. O projeto de Decreto Legislativo 02/2020 é de autoria do vereador Fabiano Leão (MDB) e foi aprovado por unanimidade. A data para entrega da homenagem ainda não foi definida.

Segundo o autor da matéria, o poeta e forrozeiro Afrísio Acácio é merecedor desta homenagem pela sua trajetória não apenas como cantador e promotor de eventos, mas por ser um grande divulgador e incentivador da cultura popular nordestina em Arapiraca e em todo Estado de Alagoas. Fabiano afirma que esta homenagem será outorgada a um dos mais importantes nomes da tradição forrozeira alagoana e pelo seu projeto Cultura na Praça.

O Mestre Afrísio, como também é conhecido, reúne artistas nordestinos todas as semanas e leva a música, a poesia, a declamação e a alegria para centenas de pessoas com o projeto “Cultura na Praça”, na tenda da Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca. Ele também apresenta, todas as manhãs, um programa numa emissora local onde resgata a tradição musical do Nordeste, além de revelar novos forrozeiros.

O Poeta-Vaqueiro é natural de Campo Grande, no Agreste de Alagoas, mas reside há vários anos em Arapiraca. Ele é considerado um dos maiores acordeonistas do Nordeste brasileiro. Afrísio Acácio é um exímio tocador do verdadeiro 8 baixos, popularmente conhecido como Sanfona Pé de Bode – instrumento musical que deu origem ao legítimo forró pé de serra.

De acordo com o homenageado, o projeto “Cultura na Praça” é uma forma simples e eficaz de aproximar a arte popular e o público. “A aproximação dos festejos juninos motiva as pessoas a apreciar, mesmo que por alguns minutos, os shows apresentados.”. Segundo o jornalista Cláudio Roberto, “ele é um dos maiores defensores da música nordestina e um dos principais responsáveis pela preservação de nossas raízes e tradições culturais”.