Blogs

Vereador Pablo Fênix diz que cidadão é escravizado para tirar a identidade em Arapiraca

Por Paulo Marcello 11/12/2019 06h06
Por Paulo Marcello 11/12/2019 06h06
Vereador Pablo Fênix diz que cidadão é escravizado para tirar a identidade em Arapiraca
Pablo cobra fim da longa espera para o cidadão tirar o RG em Arapiraca - Foto: Imagem: Cláudio Roberto
A longa espera para tirar a Carteira de Identidade (RG) em Arapiraca é motivo de revolta e muita reclamação de quem precisa do documento. O fato chamou a atenção do vereador Pablo Fênix (PRB) que criticou a prestação de serviço da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Serviço de Atendimento ao Cidadão Já! que funciona do shopping da cidade. Ele afirmou que o cidadão 'é escravizado para tirar a identidade em Arapiraca'. 

Devido à importância do RG, Pablo Fênix cobra celeridade na entrega do documento ao cidadão que reside em Arapiraca e em outras cidades do Agreste do Estado que precisam se deslocar de seus municípios para solicitar a emissão da Identidade ao menos duas vezes. A espera pode ultrapassar os três meses caso o sistema esteja fora do ar ou o usuário não seja atendido por falta de senhas.

Pablo lembra que outro problema enfrentado pela população é no momento de começar o procedimento. Antes, o requerente é obrigado a sair de casa na madrugada e enfrentar enormes filas para conseguir o atendimento. O vereador destaca que em Maceió o agendamento é virtual, já não há mais filas.

“A carteira de identidade é o documento que toda pessoa deve ter. Um documento tão primordial, mas que em Arapiraca é tão difícil e demorado o processo para ter o RG em mãos. É um absurdo ter que madrugar na fila, tentar se atendido e ainda assim ter que esperar três meses pra receber. Um absurdo”, diz Pablo Fênix.

Segundo a Secretaria de Planejamento (Seplag) a Central Já! do Centro de Maceió oferece praticidade aos maceioenses por estar ambientada numa localização estratégica e facilita ainda mais o acesso à prestação dos serviços públicos com o auxílio da tecnologia. Isso porque, de acordo com a Seplag, a população pode agendar, por meio do computador ou até mesmo do smartphone, o seu atendimento em órgãos que fazem parte da unidade. Já em Arapiraca, segue a Via Crúcis.