Blogs

Altas temperaturas mudam hábitos dos consumidores do Centro Comercial de Arapiraca

Por Paulo Marcello 09/12/2019 14h02
Por Paulo Marcello 09/12/2019 14h02
Altas temperaturas mudam hábitos dos consumidores do Centro Comercial de Arapiraca
Consumidores esvaziam Centro Novo durante o dia por causa do calor - Foto: Imagem: Arquivo
As altas temperaturas deste fim de ano estão mudando os hábitos dos arapiraquenses que fazem suas compras no Centro Comercial da cidade. Muitas pessoas preferem reservar o final da tarde para irem às lojas, notadamente do Centro Novo, área compreendida entre a Praça Marques da Silva, Rua Aníbal Lima e Praça Bom Conselho, além do Largo Dom Fernando Gomes (Calçadão) e adjacências.

Durante a maior parte da manhã e início da tarde, os clientes que entram nas lojas já sabem o que comprar, ou seja, as pessoas não pesquisam outros produtos e preços e não ficam no famoso entre e sai de lojas devido ao calor. Muitas lojas são climatizadas, mas o cliente sofre ao sair e dá de cara com temperaturas que batem a casa dos 37º Celsius.

São poucos os corajosos que se arriscam a caminhar sobre os calçadões e Ruas do Centro. Mulheres saem protegidas debaixo de um guarda-chuva ou sombrinha ou se abrigam sob as árvores enquanto aguardam pelo transporte. Tem até gente que prefere ficar conversando dentro de agencias bancarias pra passar o calor.

Horário estendido?

Alguns comerciantes já pensam em alterar o horário de funcionamento das lojas para atender o consumidor que foge do sol sempre que é possível. Outros ficam receosos, já que para permanecer aberto durante a noite requer mais segurança. Ainda não há uma definição oficial sobre o assunto, mas a ideia já começou a ser analisada e está sendo vista com cautela por parte dos lojistas do Centro Novo de Arapiraca.

O que já foi definido é que nos dois domingos que antecedem o Natal (dias 15 e 22) as lojas do Centro Novo vão abrir em horário especial. A decisão foi tomada após votação da maioria dos comerciantes, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (SindLojas) e Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio).