Blogs

Nezinho e Pessoa disputam apoio da oposição para tentar barrar reeleição de Rogério Teófilo

Por Paulo Marcello 10/11/2019 23h11
Por Paulo Marcello 10/11/2019 23h11
Nezinho e Pessoa disputam apoio da oposição para tentar barrar reeleição de Rogério Teófilo
Pessoa deve sair na frente com apoio de mais vereadores que Nezinho - Foto: Imagem: Arquivo-montagem
A eleição de 2020 não será nada fácil para os partidos de oposição em Arapiraca. O grande número de pré-candidatos ao cargo de prefeito esquenta os bastidores da política e a maior disputa, neste momento, é pela formação de uma chapa que consiga ameaçar a reeleição de Rogério Teófilo (PSDB). Os deputados Nezinho e Pessoa buscam cada peça importante neste tabuleiro das eleições.

O deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB) é o eventual candidato do governador Renan Filho (MDB), mas tem pouco aparecido na cidade e nem mesmo seus discursos na Assembleia Legislativa (ALE) tem sido críticos à administração do prefeito tucano. Uma ou duas vezes por semana, o parlamentar recebe seus eleitores, em sua residência, uma prática corriqueira e de cunho assistencialista, independente do momento eleitoral.

Na Câmara Municipal, quatro vereadores são do seu partido: O irmão Rogério Nezinho, Léo Saturnino, Gilvânia Barros e Fabiano Leão, mas com a chegada da janela partidária, no início de 2020, há grande expectativa de que ao menos dois edis deixem a legenda para migrar para o PSDB de Rogério Teófilo. Já o caminho inverso é tido como bastante improvável, já que são os próprios vereadores que citam a falta de ‘espaço’ dentro da legenda em Arapiraca. Já o PRB deve sair no lucro com pelo menos duas filiações.

Por sua vez, o deputado federal Severino Pessoa (PRB) confirmou que sua esposa, Fabiana Pessoa (PRB), será candidata a prefeita e que estaria descartada qualquer aliança com o grupo do governo do Estado. Isso só faz ‘esquentar a cabeça’ dos aliados de Renan e Luciano Barbosa (vice e secretário de Educação), pois os votos da oposição começam a se dividir entre Nezinho e Fabiana e os demais pré-candidatos.

Ao menos outros 5 ou 6 nomes já estão sendo ventilados na mídia, a exemplo do ex-deputado estadual Cícero Valentim (PSD), do presidente da OAB, Héctor Martins (Cidadania), do advogado Cláudio Canuto (PSL), e do líder comunitário Odilon Tenório (PTC). São cotados como pré-candidatos o deputado estadual Tarcizo Freire (Progressistas) e a vereadora Aurélia Fernandes (PSB). O PT também pode ter candidatura própria, mas o nome ainda não foi revelado.