Blogs

Vereadora Isabelita Enfermeira faz parceria com Adfima e traz Ônibus da Saúde da Mulher para Arapiraca

Por Paulo Marcello 24/10/2019 01h01
Por Paulo Marcello 24/10/2019 01h01
Vereadora Isabelita Enfermeira faz parceria com Adfima e traz Ônibus da Saúde da Mulher para Arapiraca
Projeto da vereadora Isabelita Enfermeira foi incluído nas ações do Outubro Rosa da Adfima - Foto: Imagem: Assessoria
Atuando na cidade de Porto Real do Colégio, desde julho do ano passado, a unidade móvel “Saúde da Mulher”, chegou nesta quarta-feira (23) à cidade de Arapiraca para ofertar exames preventivos contra o câncer de colo de útero numa parceria com a Associação dos Deficientes Físicos e Mentais (Adfima) em alusão ao Outubro Rosa. A iniciativa é da vereadora de Colégio, Isabelita Enfermeira (PSDB).

O projeto itinerante conta com uma unidade móvel que realiza dezenas de atendimentos por dia, fazendo a coleta para exames preventivos do colo de útero com equipe técnica capacitada. O objetivo, segundo a vereadora e enfermeira, é possibilitar os atendimentos para as mulheres, inicialmente de Porto Real do Colégio, mas agora indo também a outras cidades do Estado.

“Estamos ultrapassando divisas, saindo de Porto Real do Colégio, onde o trabalho foi iniciado e aonde atendemos na cidade, nos povoados, nos locais de difícil acesso, muitas vezes à noite, nos finais de semana e nos feriados e agora estamos vindo aqui fazer essa parceria aqui em Arapiraca para contribuir com o Adriano (presidente da Adfima)”, destacou.

O ônibus da “Saúde da Mulher” também conta com profissionais que ministram palestras educativas sobre o câncer de mama e atuam na coleta de prevenção do câncer de colo do útero. Para a vereadora e enfermeira, é muito importante que as mulheres, em idade fértil, façam o exame preventivo, para o bem da saúde.

“A importância é a máxima. Estou trazendo a nossa unidade móvel pra Arapiraca, pra contribuir com a Adfima, para prestar serviço em relação à prevenção do câncer do colo do útero, mas como também prestar palestras informando sobre ao auto exame da mama”, disse.

Isabelita lembra que esse trabalho é importante, pois pode abordar as formas de diagnóstico precoce, realizar coletas, muitas vezes em pacientes que nunca fizeram exame preventivo, além de orientar sobre a importância da vacinação principalmente para adolescentes nas unidades básicas de saúde.

“O mais importante é prevenir. Eu costumo falar que a prevenção está em nossas mãos, então nós devemos nos tocar, nos conhecer, pra que qualquer alteração que aconteça a gente saiba identificar e procurar os serviços de saúde”.