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Black Friday 2019: o que você pode fazer para vender mais
Em 2017, te ensinamos como preparar sua loja para a Black Friday, e esse ano não será diferente.
A black friday é uma das principais datas para o comércio brasileiro de ecommerces. Embora para as lojas físicas também.
Ela acontece na última sexta feira do mês (este ano em 29 de novembro) e tem uma expectativa de mais de R$ 13,5 bilhões. Isso representaria um aumento de 4% em comparação a 2018, segundo a GfK.
De acordo com a pesquisa realizada pela plataforma de comércio eletrônico Zoom, entre mais de quatro mil pessoas entrevistadas, 95% pretendem comprar algum produto na data. Outro ponto relevante é que somente 1,5% das pessoas afirmaram que vão comprar apenas em lojas físicas. A maioria dos consumidores pretendem comprar em lojas online ou procurar os produtos em ambas as lojas – física e online.
Então, seja com loja online ou física, está na hora de começar a preparar suas ações para aproveitar bem esta data.
Pensando nisso, separei algumas ações que vão te ajudar a movimentar as vendas na black friday.
1. Planeje!
Antes de tudo, é preciso se planejar. Defina suas ofertas de produtos e negocie com os fornecedores.
Faça um checklist com as ações necessárias que seu negócio precisa realizar até a data.
2. Prepare sua equipe
Seja com sua loja física ou virtual, prepare sua equipe de vendas!
Realize treinamento para seu time de vendas e confira como está preparado para receber mais acessos do que o comum. Fazer alguns testes técnicos, sobretudo no site, é fundamental para não perder vendas no dia 29.
3. Defina os canais e mídias
Após se planejar e preparar sua equipe, é hora de informar ao público. Mantenha seu site, blog, redes sociais, atualizados.
Lance prévias da preparação de sua loja para o grande dia e gere expectativa para a data.
E-mail marketing, anúncios (Google ADS, Facebook ADS), sites de notícias, e claro os influenciadores digitais. Analise quais os tipos de mídia que trazem mais retorno e invista neles.
4. Analise as métricas
Monitore a #BlackFriday e saiba o que as pessoas estão falando sobre a data.
O monitoramento é um ótimo caminho para medir a satisfação dos consumidores e também para identificar problemas no seu site e até mesmo na sua estratégia.
Veja também o que seus concorrentes estão fazendo e até mesmo busque novas inspirações.
5. Ação: lance suas ofertas
É hora da ação, lance suas melhores ofertas e lembre-se, qual o real sentido da ação (grandes descontos).
Dica: Você pode também divulgar algumas de suas ofertas antecipadamente.
E atenção: não adianta montar uma estratégia eficiente de vendas e de comunicação para a Black Friday, se os seus descontos não forem atrativos. Então, nada de preço maquiados e descontos mínimos pois esses só geram reclamações dos consumidores e menções negativas na internet.
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