Blogs

Fabiano Leão cobra criação de Ecopontos para recolhimento de entulhos

Por Paulo Marcello 08/06/2019 04h04
Por Paulo Marcello 08/06/2019 04h04
Fabiano Leão cobra criação de Ecopontos para recolhimento de entulhos
Foto: Imagem: Cláudio Roberto
O vereador Fabiano Leão (MDB) aprovou requerimento (72/2019), que requer às secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e da Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), a convocação dos proprietários de veículos de tração animal para emplacamento de suas carroças, além da obrigação de fazer avaliação de saúde dos animais utilizados nesse transporte.

A ideia do vereador arapiraquense é que a administração promova uma reunião com os donos de ‘carroças de burra’ para que todos recebam orientações sobre o descarte irregular de entulhos e outros materiais em terrenos baldios e que os animas passem por avaliações periódicas de veterinários.

“A prefeitura precisa disponibilizar locais para recolher os entulhos que acabam sendo descartados em terrenos baldios ou nas esquinas, pela falta de locais específicos para este fim, além de manter o controle da saúde destes animais”, justifica Fabiano.

De acordo com o requerimento do vereador, é necessária a criação de Ecopontos para receber estes materiais e que em seguida a prefeitura dê o destino final do que estiver nestes locais de coleta que serão instalados em várias partes da cidade. Fabiano pede ainda a colaboração da população para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem várias doenças, como a Dengue.

“Peço à prefeitura que mobilize suas secretarias para que sejam criados vários locais de coleta de entulhos, por meio de containers ou terrenos cadastrados para receber esse descarte e para que o material recolhido seja encaminhado para reciclagem ou para as Centrais de Tratamento de Resíduos (CTR)”, disse.

Ele lembra que a população tem o dever de contribuir para evitar que o lixo ou entulhos sejam jogados em qualquer lugar e que dentro de suas casas sejam feitas buscas rotineiras para evitar a reprodução do mosquito causador de doenças. Disse ainda que é a fiscalização domestica que colabora muito para que as pessoas não sejam hospitalizadas.