Blogs

Arapiraca tem apenas uma mulher disputando vaga na Câmara dos Deputados

Por Paulo Marcello 03/09/2018 13h01
Por Paulo Marcello 03/09/2018 13h01
Arapiraca tem apenas uma mulher disputando vaga na Câmara dos Deputados
Josi Arapiraca (MDB) busca uma vaga na Câmara Federal - Foto: foto: Cortesia
Arapiraca conta com uma única mulher candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Trata-se da enfermeira e líder comunitária Josi Silva, mais conhecida por Josi Arapiraca (MDB).

Ela não vem de uma família de tradição política, não tem parentesco político, mas afirma que se sente totalmente preparada para mudar esta realidade. Josi Arapiraca afirmou que quer uma oportunidade para representar a mulher alagoana como deve ser: forte, destemida e valente.

“Que nós mulheres nos conscientizemos das escolhas que faremos dia 7 de Outubro. Que visemos as ideias e as intenções de cada candidato. Eu defendo um Estado democrático de igualdade e direito de justiça social, que respeite as mulheres e seus direitos individuais e coletivos, que respeite a igualdade de gênero e mais que isso, coloque em prática tudo que conquistamos ao longo da nossa história”, disse.

Josi Arapiraca é ativista política e defensora dos direitos e valorização das mulheres, igualdade de raças, gênero e das minorias. Ela acredita na democracia participativa como instrumento de transformação da sociedade por melhores condições de vida para as pessoas.

Quem é Josi Arapiraca

Natural de Arapiraca, Josi Silva é filha única de uma agricultora que precisou abrir mão de sua unigênita para vê-la estudar. Aos 11 anos, foi adotada por uma madrinha e veio morar na cidade, onde começou a estudar.

Fez o primário na escola Padre Jefferson de Carvalho e o ensino médio na escola Hugo Lima. Aos 19 anos, foi estudar em Maceió, onde cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de Filosofia e Teologia de Alagoas (Fafiteal); em seguida cursou enfermagem na Universidade Estácio de Sá. Retornou à Arapiraca aos 32 anos de idade para morar com sua mãe biológica, no povoado Baixa da Hora.

Seu interesse pela política se deu desde cedo no Grêmio Escolar, ainda em Arapiraca. Já na faculdade, não foi diferente. Josi iniciou um projeto e passou a ministrar palestras informativas e educadoras para jovens que faziam uso de entorpecentes e/ou se prostituiam.

Frequentou a Igreja Batista onde recebeu preparo emocional e devocional para dar continuidade a alguns projetos e é muito grata por isso. Em seguida, integrou a ONG Conviver (Organização não Governamental), onde comandou inúmeras campanhas de arrecadação de donativos para comunidades carentes. Foi a partir deste momento que Josi decidiu que precisava fazer alguma coisa para mudar esta triste realidade.

“Quando surgiu a oportunidade de me candidatar a Deputada Federal, confesso não estava nem nos meus maiores sonhos; porém eu vi a possibilidade de colocar em prática alguns projetos e a chance de mudar novas realidades que eu tenho bem próximo de mim e não pude fazer muita coisa”, disse.

Josi defende direitos iguais para mulheres de todas as idades, com a construção de uma democracia participativa, ouvindo e colocando em prática os direitos e anseios de todas.

“Defendo direitos iguais para as meninas, para as mulheres com a construção de uma democracia participativa, ouvindo e colocando em prática os direitos e anseios de todas, e o que me faltou durante toda a minha adolescência e agora juventude não falte para outras jovens de baixa renda, como faltou para mim”, contou.

Josi Arapiraca está em plena campanha por uma das nove vagas de Alagoas na Câmara dos Deputados, em Brasília.