Vereadora diz que Poder Legislativo tem participação efetiva nas negociações com os professores

Por Assessoria 05/07/2017 12h12 - Atualizado em 05/07/2017 15h03
Por Assessoria 05/07/2017 12h12 Atualizado em 05/07/2017 15h03
Vereadora diz que Poder Legislativo tem participação efetiva nas negociações com os professores
Foto: Assessoria
A Câmara Municipal de Arapiraca realizou, na noite dessa terça-feira (4), sua sessão ordinária, com o intuito de discutir propostas para a melhoria do município.

Defendendo na tribuna a indicação de sua autoria, a vereadora Gilvania Barros solicitou às secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e Obras e Serviços Públicos a reforma dos açougues públicos das comunidades rurais de Bananeiras e Vila São José.

Em sua justificativa, Gilvania lembra que a reforma, além de mais condições de trabalho para quem comercializa seus produtos, principalmente de alimentação, ainda contribui de maneira efetiva porque é uma questão de saúde pública.

Já o Pastor Marcos Caetano concedeu Voto de Aplausos para os bombeiros que tiveram comemorado, no último dia 2, aniversário de criação da corporação em 1856. De acordo com o parlamentar, os bombeiros não cuidam apenas de vidas humanas, mas também no salvamento de animais em situações de risco.

O vereador Willomaks da Saúde informou que está colocando em prática o seu Projeto denominado Caravana Willomaks da Saúde, lançado no mês passado, no Bairro de Canafístula, em que fará trabalhos sociais com a população, como o gabinete itinerante, verificação da pressão arterial, corte de cabelo, estética, entre outros, cujo objetivo é a participação da população. O telefone de contato para a Caravana de Willomaks da Saúde é 96200924.

O vereador Léo Saturnino voltou a criticar o setor de saúde em Arapiraca, que, segundo ele, ouviu de pessoas ligadas à secretária Aurélia Fernandes, e que se ela fizer apenas 10% no setor, como ela cobrou quando foi vereadora em Arapiraca, a saúde no município arapiraquense não estaria um caos que está hoje.

Ele também lamentou a situação porque passa a Educação no município, mas acredita que se chegue a um acordo para que volte a normalidade.

Léo Saturnino também falou sobre a resposta do Escritório da TIM, que confirma já estar sendo feito um levantamento das áreas de Bananeiras e Canaã. Ele e o vereador Fábio Henrique, quando estiveram em Brasília, no Gabinete do senador Fernando Collor, reivindicaram os serviços para Arapiraca, com a instalação de torres de telefonia móvel.

O vereador Fábio Henrique voltou a cobrar uma posição urgente da administração municipal para o problema da greve dos professores. Ele disse que os mais prejudicados são os alunos que estão fora das salas de aula há quase dois meses, e que ninguém estava tomando uma posição de oposição, mas lutando por dias melhores, mesmo porque, todos torcem para que a administração do prefeito Rogério Teófilo seja um sucesso e Arapiraca continue no caminho do desenvolvimento.

Professora Graça, ao usar a tribuna na noite desta terça-feira (4), fez questão de reafirmar a sua luta para resolver a greve dos professores, porém, deixando claro que isso é de competência do prefeito Rogério. Segundo ela, o Poder Legislativo esteve presente em todas as reuniões da categoria com o prefeito, onde os próprios professores, por diversas vezes deixaram evidenciada a importância da participação dos vereadores nas negociações.

Professora Graça disse que, apesar de todo o esforço, os vereadores esbarram na questão da competência, onde cada poder tem a sua competência e que espera uma definição no menor espaço de tempo possível, para que desta forma os alunos possam retornar às salas de aula e, consequentemente, acabar com um problema que vem desgastando a todos, disse ela.

O vereador Moisés Machado classificou como uma “desgraça” a situação porque passa o setor de Educação em Arapiraca, com a greve dos professores.

Machado lamentou que os professores estejam pedindo há algum tempo os boletins informativos à prefeitura contendo informações financeiras e não tenham sido atendidos.

Ele reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com os professores, garantindo que os 17 vereadores estão apoiando a categoria, e que essa greve entrou para a história de Arapiraca, porque, segundo ele, nunca houve uma paralisação tão longa como essa dos professores.

O vereador Sérgio do Sindicato falou sobre uma discussão durante toda a semana envolvendo o deputado federal Paulão, que teria enviado para Arapiraca algumas emendas parlamentares beneficiando a cidade, porém, o prefeito Rogério Teófilo teria elaborado um projeto completamente diferente, tornando nulo o do deputado.

Segundo o vereador Sérgio do Sindicato, a Emenda Parlamentar do deputado Paulão, no valor de R$ 1 milhão e 800 mil reais seria para a construção da Praça da Juventude.

De acordo com o parlamentar, como a emenda parlamentar do deputado Paulão estava encontrando dificuldades, ele enviou esta mesma Emenda Parlamentar, via Codevasf, para que o município possa ter os recursos.