Detran Alagoas orienta passo a passo para obtenção da 1ª CNH pelo app e site do órgão
As mudanças estabelecidas pela Resolução nº 1.020/2025 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) modernizaram o processo de formação de condutores. Em Alagoas, a abertura do processo para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já está em vigor. Agora, o candidato pode escolher abrir o procedimento pelo aplicativo CNH do Brasil ou pelo site do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL).
O processo ficou mais simplificado, digital e reduziu os custos para o cidadão. As mudanças também impactam diretamente políticas públicas de benefícios sociais em Alagoas, como a CNH do Trabalhador, ampliando a capacidade do Governo do Estado de oferecer habilitação a custo zero para a população de baixa renda. Na próxima edição, serão 30 mil novas vagas, conforme anunciado pelo governador Paulo Dantas esta semana.
Passo a passo para abertura da 1ª CNH pelo aplicativo CNH do Brasil:
PASSO 1 - Download e acesso ao aplicativo
Baixe gratuitamente o aplicativo CNH do Brasil nas lojas Google Play e App Store. Quem já utiliza a Carteira Digital de Trânsito (CDT) deve apenas manter o aplicativo atualizado. O acesso é feito por meio da conta gov.br.
PASSO 2 - Abertura do requerimento da 1ª CNH
Ao acessar o aplicativo, o sistema identifica automaticamente os usuários que ainda não possuem CNH. Na área “Condutor”, o cidadão deve selecionar a opção “Requerimento da Primeira Habilitação”. Os dados pessoais são importados diretamente da conta gov.br, sendo necessário apenas conferir e confirmar as informações apresentadas.
PASSO 3 - Escolha da categoria e do estado
Na sequência, o candidato escolhe a categoria pretendida - carro (B), moto (A) ou ambas - e informa que fará o processo em Alagoas. Essa etapa define o Detran responsável pela execução dos exames e pela emissão da habilitação.
PASSO 4 - Curso teórico gratuito e online
Uma das principais inovações é a possibilidade de iniciar imediatamente o curso teórico gratuito e sem carga horária mínima, oferecido pelo Ministério dos Transportes no app CNH do Brasil, sem a necessidade prévia de emissão de guias do Detran.
O conteúdo é totalmente digital, com aulas em vídeo, podcasts e materiais interativos sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente. O progresso é salvo automaticamente, e o certificado é registrado diretamente no Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
Na opção de abertura de serviço pelo app, o candidato pode fazer logo o curso teórico, antes mesmo de emitir a guia do Detran, proceder a captura de imagem e os exames clínico e psicológico.
PASSO 5 - Emissão de guias
Para os exames clínico e psicológico, o candidato precisa emitir e pagar as guias disponíveis no site do Detran (detran.al.gov.br).
PASSO 6 - Exame teórico
Após a conclusão do curso teórico pelo app, a emissão e pagamento das guias no site do Detran/AL e os exames clínico e psicológico, o candidato já pode agendar o exame teórico, que é feito de forma presencial em Alagoas.
PASSO 7 - Acompanhamento das etapas pelo aplicativo
Durante todo o processo, o candidato pode acompanhar, em tempo real, o andamento das etapas diretamente no aplicativo, como coleta biométrica, exames médico e psicológico, prova teórica, aulas práticas e exame prático, com atualização automática do status.
PASSO 8 - Aulas práticas e exame prático
Após aprovação no exame teórico, o candidato inicia as aulas práticas de direção veicular. O curso prático para as categorias A e B tem duração mínima obrigatória de 2 horas-aula (para cada categoria escolhida).
A partir das 2 horas de aulas, o candidato já pode agendar o exame prático. Com a aprovação na prova, o sistema autoriza a emissão da Permissão para Dirigir (PPD), que já pode ser acessada na versão digital da CNH.
Últimas Notícias
Perícia médica em Bolsonaro conclui que ex-presidente tem hérnia e necessita de cirurgia
MPAL pede condenação de investigados na Operação Invoice por crimes fiscais e lavagem de dinheiro
Polícia procura suspeito de filmar funcionária em banheiro de estabelecimento em Maceió
CBF confirma locais dos amistosos do Brasil com França e Croácia

