O que são Edutechs?

30/03/2021 08h08
30/03/2021 08h08
O que são Edutechs?
Edutech - Foto: edutech

Hoje em dia, para ter um projeto de negócios bem sucedido, é preciso ter um bom site. Nesse caso, é fundamental investir em um bom serviço de hospedagem de sites que pode ser a hospedagem Cloud ou um servidor VPS, apenas para citar alguns exemplos.

Porém, quando se trata de projetos de negócios, a era digital trouxe para nós as Fintechs, que consistem em startups que aliam soluções financeiras com tecnologia. O Nubank é um exemplo desses bancos digitais.

Mas é interessante lembrar também que, além das fintechs, já existem as chamadas Edutechs. Não sabe ainda o que elas são? Confira os tópicos abaixo e descubra.

Edutechs - Saiba mais sobre elas


Edutechs consistem em startups voltadas para o desenvolvimento de soluções para a área de educação. Para isso, elas contam com a tecnologia como a principal ferramenta.

Assim como as Fintechs são voltadas para as finanças e são a união dos termos “financial” e “technology”, as Edutechs são a união de “education” e “technology” (tecnologia).

Isso reforça que o objetivo das Edutechs busca a reinvenção dos processos educacionais e aprendizado por meio das ferramentas digitais.

Normalmente as Edutechs investem em programas personalizados, plataformas online, ferramentas de gamificação, simuladores de Realidade Virtual, softwares e outras tecnologias que aparecem para otimizar o processo de aprendizagem.

Além de facilitar os estudos, as Edutechs também atuam na criação de soluções capazes de engajar alunos, auxiliando para melhorar as estatísticas da educação em nosso país.

Sendo assim, as Edutechs podem ser desde plataformas de aprendizado virtual até o desenvolvimento de jogos educativos. Confira a seguir algumas das características que as Edutechs possuem.


Inteligência Artificial


A IA no contexto das Fintechs pode aparecer no uso do Sistema Tutorial Inteligente (STI). Essa ferramenta consegue demonstrar se o aluno conseguiu assimilar determinado conteúdo e quais são os seus sentimentos durante o procedimento de aprendizado.

Desse modo, esse sistema possibilita conhecer qual é a melhor estratégia pedagógica a seguir com cada aluno.

Gamificação


Ela consiste no uso de jogos para o procedimento de aprendizagem, funcionando para estimular o engajamento e a participação dos estudantes, além de despertar a criatividade e autonomia entre eles.

Um game que é muito usado na sala de aula, hoje em dia, é o Minecraft, um jogo virtual que é baseado na construção com blocos. Ainda que não seja um jogo de teor educativo, ele tem êxito em auxiliar no desenvolvimento criativo e espacial dos estudantes.

Também vale lembrar que existem várias plataformas que disponibilizam jogos institucionais e destinados para diferentes perfis de estudante, levando em consideração as dificuldades, a faixa etária, matérias e outras particularidades.

E-learning


Esse método consiste na aprendizagem eletrônica tendo por base a internet como principal ferramenta para o seu funcionamento.

O método apresenta ambientes virtuais de processos de aprendizagem que são utilizados para a comunicação, distribuição de materiais e conteúdos virtuais.

Uma das principais características de uma plataforma e-learning é melhorar a interação entre o aluno e o professor mesmo à distância.

CodeMonkey


Ela é uma Edutech concebida para ensinar programação às crianças, para isso utiliza procedimentos de gamificação e interatividade.

O seu curso de destaque é o CodeAdventure e estabelece uma jornada de desenvolvimento das funções cognitivas e pensamento matemático para público infantil.

Big Data


O uso da análise de dados é fundamental no mundo dos negócios, na gestão de uma empresa e na realização de campanhas de Marketing Digital.

Pois acredite, na educação a análise dos grandes volumes de dados, ou seja, dos Big Data, pode ser muito benéfica também para a educação.

Nesse caso essa análise é conhecida como learning analytics e pode proporcionar aos educadores e gestores de uma instituição de ensino uma visão melhor acerca do processo educacional.

Informações relevantes como faixa etária, renda, notas, frequência, evasão escolar e outras possibilidades, podem produzir insights que otimizam a gestão escolar. Hoje em dia, já existem plataformas que atuam com esse tipo de análise de dados educacionais no atual mercado.

A Tuneduc, por exemplo, é uma startup especializada na coleta desses dados, que são reunidas por plataformas virtuais e fornecem resultados para a tomada de decisões mais positivas.


Conheça alguns exemplos de Edutechs


Há várias Edutechs que atuam hoje no Brasil, o que mostra o quanto essas iniciativas são importantes para viabilizar o aprendizado das pessoas. Conheça algumas das mais conhecidas abaixo.

Witseed

Essa Edutech é uma startup que mantém o foco na produção de conteúdo audiovisual para educação empresarial, disponibilizando conselhos de educação dedicados a cada cliente, encontrando principais necessidades e assim aliar as soluções às tendências do mercado.

Brain Academy

Essa Edutech é destinada à área de inteligência emocional, sendo bastante útil tanto para empresários quanto para as crianças em fase de aprendizado.

As atividades da Brain Academy são realizadas por profissionais da área da psicologia, especialistas em conceitos como neurociência e psicologia cognitiva.

Niduu


Essa startup tem o foco na gamificação com o intuito de treinar e desenvolver as habilidades dos colaboradores das empresas.

Graças às tecnologias como, por exemplo, microlearning, inteligência de dados e mobile learning, são estipulados treinamentos personalizados que possibilitam acompanhar o desempenho dos colaboradores.

Descomplica


Essa startup foi fundada no ano de 2011 e disponibiliza uma plataforma de aprendizado online com o foco nos estudos para o ENEM. Para isso, a Descomplica conta com monitoria online e correção de redações.

Entre as categorias vale mencionar a disponibilização de materiais para concursos, exames e vestibulares.


As vantagens das Edutechs


As Edutechs hoje em dia oferecem uma série de benefícios para a educação e, por consequência, para a sociedade em geral. Veja mais o que elas podem oferecer de positivo.

Engajamento dos alunos


Por meio da gamificação, ensino à distância e outros recursos comuns na atual era digital, as Edutechs contribuem para estimular estudantes a assimilarem os conteúdos apresentados.

Isso é extremamente importante, tendo em vista que os vários estímulos da internet podem dispersar facilmente a atenção dos alunos.

Mais alcance


Graças às modernas ferramentas digitais, especialmente quando se trata de Ensino à Distância (EaD), as Edutechs contribuem para expandir conteúdos para mais pessoas, especialmente em tempos de pandemia, em que as aulas presenciais se tornam inviáveis.

Isso só é possível devido a uma boa infraestrutura digital que vai desde a servidores VPS até ferramentas que envolvem inteligência artificial. Esses recursos são a base de qualquer projeto na web.

Versatilidade


As Edutechs podem auxiliar crianças, jovens e adultos. Elas podem ser utilizadas para auxiliar no aprendizado em escolas e também para treinar funcionários em empresas.

Essa característica expande ainda mais a atuação do ensino online e permite que mais pessoas tenham acesso à Educação. E essa versatilidade é um atributo que vem sendo muito valorizado nos dias atuais.

Moderniza a área educacional


Sabemos que a Educação no Brasil ainda caminha a passos curtos. E com as Edutechs, essa caminhada pode ser mais acelerada, pois a união da tecnologia com a Educação gera grandes resultados.

Por isso essas startups exercem grande papel no desenvolvimento educacional, trazendo mais inovação e qualidade no processo de ensino e aprendizagem.

As Edutechs são uma realidade na era da transformação digital


Elas são a prova de que, na era digital, as ferramentas online atuam para trazer várias melhorias para o nosso cotidiano. A Cloud Computing, a hospedagem com servidores VPS e outras ferramentas ajudam empresas e instituições dos mais variados segmentos, pois atuam como pilares para todas essas inovações.

Portanto, vale ficar por dentro do que é e de como as Edutechs podem ajudar no nosso dia a dia.