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O que é TDAH?

12/02/2014 21h09
12/02/2014 21h09
O que é TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que afeta a atenção, o controle de impulsos e o nível de atividade.

Uma das características mais comuns no TDAH é a dificuldade em se concentrar em uma determinada tarefa, por um período considerado normal para sua idade, além da presença de uma evidente dificuldade no controle dos impulsos. A agitação e a hiperatividade fazem com que a criança se movimente muito, mude frequentemente de tarefas e não consiga se concentrar em uma tarefa por um período prolongado de tempo. Geralmente essas crianças procuram muito movimento, sendo a atividade física a preferida delas.

O famoso TDAH é considerado um dos problemas comportamentais mais comuns da infância. De acordo com a Associação Americana de Psiquiatria a frequência seria de 2% a 4%, sendo o sexo masculino mais afetado. Um ponto preocupante relacionado ao diagnóstico do TDAH tem sido discutido devido ao grande aumento no número de crianças com o diagnóstico, sendo que muitas vezes este tem sido aplicado a muitos indivíduos que, na verdade, não apresentam essa condição.

Desde muito cedo na infância, muitos sintomas do TDAH são observáveis, entretanto, eles são mais percebidos no início da escola. As dificuldades de atenção e de hiperatividade dessas crianças são reconhecidas pelos professores quando comparadas com as outras crianças da mesma idade. É no contexto escolar que a inquietude e a impulsividade são interpretadas como falta de disciplina, e a desatenção como negligencia, apesar de tais comportamentos serem mais relacionados a uma disfunção no desenvolvimento neurológico, expressando assim que esse comportamento independe de seu desejo.

Com relação ao rendimento acadêmico, o baixo desempenho escolar está presente em algumas crianças com TDAH. Considera-se que 20% das crianças com o transtorno apresentem dificuldade de aprendizagem, entre essas dificuldades podem surgir: disgrafia, dislexia, discalculia etc.

Devido ao comportamento perturbador, a criança muitas vezes não é aceita pelos colegas nas brincadeiras, acabando assim, por gerar uma dificuldade na socialização. Por não conseguir seguir regras será posta de lado nas atividades. Se apontadas constantemente como diferentes, indisciplinadas e desatentas, possivelmente desenvolverão uma baixa auto-estima e uma imagem negativa de si mesmas.

Com o passar do tempo, há uma tendência para os sintomas e sinais diminuírem, no entanto alguns traços permanecem a vida toda, como por exemplo, a impulsividade. Todos nós conhecemos adultos impacientes e impulsivos que não conseguem permanecer sentados por mais do que alguns minutos, e preferem atividades que não requeiram o uso da atenção concentrada. Alguns são incapazes de manter um emprego por muito tempo, terminar uma faculdade etc.

É muito importante ressaltar que, para que se levante a hipótese de que um indivíduo tem TDAH, é necessário que, além de apresentar sinais e sintomas característicos do transtorno, apresentem também dificuldades no cotidiano, no desempenho escolar, na socialização, etc, enfim esteja ocasionando prejuízo funcional.

Sendo assim, é de extrema importância ressaltar que, quando uma criança tem TDAH e recebe os tratamentos indicados (Terapêutico Ocupacional, psicológico, medicamentoso etc.) desde os primeiros anos, na maioria das vezes alcançaram rendimentos muito parecidos aos das outras crianças, no estudo, no trabalho, na vida familiar e social.

 


Graziela Valeriano

Graziela Valeriano é Terapeuta Ocupacional, CREFITO-1 12632-T.O. Pós-graduada em Neuropsicologia Clínica; Pós-graduada em Educação no Ensino Estruturado para Autistas; Certificação Internacional Completa em Integração Sensorial; Endereços profissionais: Consultório Particular-Solution Center- Centro de Soluções Clínicas, Rua Marechal Floriano Peixoto, 200, Eldorado, Arapiraca. Telefone:3530-4372; Espaço TRATE-Reabilitação e Reintegração de Crianças com Autismo.

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