Médico do Hospital Ib Gatto destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
O câncer de pele é o tipo mais comum no Brasil e, embora apresente altos índices de cura, quando identificado precocemente, ainda é motivo de preocupação devido ao diagnóstico tardio em muitos casos.
Para reforçar a importância da prevenção e orientar a população, o médico Paulo Lincoln, que atua no Hospital Dr. Ib Gatto Falcão, unidade de portas abertas especializada em urgência e emergência, destaca os principais sinais de alerta e a necessidade de procurar atendimento médico ao menor sinal de alteração suspeita na pele.
Segundo Paulo Lincoln, a atenção cotidiana às mudanças no corpo é a primeira linha de cuidado contra a doença.
“Qualquer mancha, ferida que não cicatriza ou sinal que muda de cor, tamanho ou formato merece avaliação médica. Quanto mais cedo detectamos o câncer de pele, maiores são as chances de tratamento menos invasivo e resultados positivos”, explica o médico do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão.
Entre as alterações que podem indicar risco de câncer de pele, destacam-se as manchas ou pintas que crescem rapidamente; lesões que sangram, coçam ou apresentam crostas persistentes; feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, assimetria, bordas irregulares, variação de cor e aumento do diâmetro em pintas já existentes, seguindo a regra do ABCDE do melanoma.
Paulo Lincoln reforça que o conhecimento desses sinais pode transformar o desfecho clínico. “A conscientização salva vidas. Quando o paciente identifica algo fora do comum e busca atendimento rapidamente, conseguimos encaminhar para investigação e tratamento adequado antes que a doença avance”, destaca o médico.
Quando procurar atendimento
Embora o rastreamento da pele seja normalmente conduzido em serviços especializados em dermatologia, o médico do Hospital Dr. Ib Gatto Falcão orienta que qualquer pessoa que perceba alterações suspeitas deve procurar assistência o quanto antes.
“Nos casos de feridas persistentes, dor local, sangramentos ou sinais que surgem de forma abrupta, o ideal é não esperar, mesmo sendo uma unidade de urgência e emergência, estamos preparados para avaliar o quadro inicial e orientar o paciente sobre a necessidade de acompanhamento dermatológico”, destaca Paulo Lincoln.
A exposição solar inadequada é o principal fator de risco para o câncer de pele. Por isso, o Hospital Dr. Ib Gatto Falcão reforça medidas essenciais: uso diário de protetor solar, evitar exposição entre 10h e 16h, hidratação adequada e proteção física com roupas, chapéus e óculos.
“Adotar hábitos preventivos e estar atento ao próprio corpo é um passo fundamental para reduzir a incidência da doença. O diagnóstico precoce do câncer de pele é a chave para salvar vidas”, pontua Paulo Lincoln.
Últimas Notícias
Médico do Hospital Ib Gatto destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
Polícia Civil localiza suspeito de abandonar 11 filhotes e instaura inquérito por maus-tratos a animais
Princípio de incêndio é registrado em academia no bairro Cacimbas, em Arapiraca
MP firma TAC e reforça medidas de segurança para Réveillon, em Alagoas
Justiça de Alagoas proíbe Equatorial de cortar energia por dívidas com mais de 90 dias
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Festival da Consciência Negra em Arapiraca
Black Friday 2025
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

