59 militares concluem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na PM-AL
Mais uma etapa importante na carreira foi cumprida por 59 militares na sexta-feira, 28, A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) promoveu a formatura de mais um Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) na corporação. A cerimônia, no Pleno do Tribunal de Justiça, em Maceió, marcou a conclusão da etapa iniciada em abril deste ano na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).
A turma, cujo nome presta honra ao tenente-coronel PM Jozinaldo Anízio da Silva (in memoriam), foi composta por oficiais da PM-AL e de corporações coirmãs, com alunos vindos das Polícias Militares do Rio de Janeiro (PMERJ), da Bahia (PMBA) e do Maranhão (PMMA).
Cumprindo o rito institucional, os veteranos homenageados foram chamados à frente de honra, para receberem a devida continência. Foram convidados, especialmente, veteranos com vínculo familiar com a turma, entre eles pais e um tio dos concluintes. Foram eles: o tenente José Batista da Silva e os sargentos Edno Teixeira da Silva, José Nilton Canuto, José Maurício Pereira de Oliveira e Marcos Antônio Silva.
No momento destinado ao reconhecimento daqueles que obtiveram as maiores médias finais, os três primeiros colocados foram reconhecidos, recebendo seus devidos certificados e respectivas medalhas do Mérito Intelectual. O evento teve espaço para agradecimento às personalidades civis e militares, instrutores e apoiadores que foram fundamentais no desenvolvimento do curso.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, agradeceu a presença de todos os presentes e destacou que o momento é de celebração da conclusão de um curso, mas também a renovação do compromisso de cada concluinte com a sua corporação e com a sociedade.
“Chegar até aqui é fruto de muito esforço, muita disciplina, estudo e dedicação. Que os senhores e as senhoras sigam honrando o nome da turma e suas respectivas fardas, fortalecendo a Segurança Pública e servindo com coragem, fé e sabedoria”, disse o coronel Paulo Amorim.
O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Fábio Bittencourt, também homenageou os formandos. "Desejo que essa turma venha melhorar sempre o trabalho desenvolvido e muito bem desenvolvido pela briosa Polícia Militar. Parabenizo a todos que estão se formando hoje, bem como aos seus respectivos familiares. Sei que é árdua a missão, mas nunca é tarde para crescer, para evoluir e progredir".
O coronel Neyvaldo Amorim, subcomandante-geral da PM-AL participou do evento. Estiveram presentes também autoridades e personalidades como o comandante da APMSAM, coronel Carlos Azevedo e a equipe da Academia; o deputado estadual Alexandre Ayres, padrinho da turma; o deputado estadual Francisco Tenório, paraninfo da turma; e o major Umbelino, que representou a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), da qual é subdiretor.
Participaram ainda o brigadeiro João Paulo Boia, da Força Aérea Brasileira; o procurador de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Márcio Mothé Fernandes; os coroneis Nicolau Sauaia e Adalberto Piton, da PMMA e da PMBA, respectivamente. O chefe da Assessoria Militar da Assembleia Legislativa, coronel Thomás de Assunção, também compôs a mesa de honra, bem como os tenentes-coronéis Helson, Emery e Calvano. Entre os componentes, esteve também o professor Eraldo Ferraz.
Em nome da turma, o orador destacou o papel do curso na preparação do oficial para funções de maior complexidade e responsabilidade. “Ele aperfeiçoa nossas competências de gestão, de liderança, de tomada de decisão e de planejamento estratégico. É um curso que amplia a visão institucional, aprimora nossa capacidade de comandar e reforça com profundidade o compromisso que assumimos quando escolhemos servir. Nos mostra que ser oficial não é apenas ocupar um curso, é assumir um papel de referência, de equilíbrio, de inspiração”, discursou o capitão Fábio Calheiros.
CAO
O Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais tem como propósito aprimorar a formação dos oficiais por meio de qualificação contínua e especialização com enfoque multidisciplinar, preparando-os para exercer cargos e funções que demandam conhecimentos técnicos e competências específicas, especialmente na área de gestão. Além disso, o CAO constitui um dos requisitos legais para a progressão na carreira, habilitando os participantes a concorrerem às promoções, começando pelo posto de major.
Últimas Notícias
59 militares concluem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais na PM-AL
Com 12 produções selecionadas, Alagoas marca presença de peso na Feira Nacional de Artesanato
Adolescente de 16 anos morre afogado enquanto lavava cavalo em barragem de Cacimbinhas
Colisão entre motos e atropelamento por carro deixa morto e feridos em Porto de Pedras
Motorista perde controle de ambulância e mulher morre após acidente, na na AL-220 em Batalha
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Festival da Consciência Negra em Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações

