Samu Maceió conquista 2º lugar em premiação do Coren/AL
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió conquistou o 2º lugar na premiação “Experiências Exitosas” do II Workshop de ERTs do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL). Com o trabalho intitulado “Suporte Intermediário de Vida (SIV) no Samu Maceió: Uma Experiência Exitosa de Implantação e Otimização do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel”, a honraria foi entregue nesta sexta-feira (28), no Maceió Mar Hotel, na capital alagoana.
O projeto, idealizado pela coordenadora de enfermagem Juliana Tenório, apresenta uma inovação estratégica dentro da Rede de Atenção às Urgências, ao propor a implantação de um modelo assistencial que preenche uma lacuna histórica do atendimento pré-hospitalar (APH) no Brasil.
Tradicionalmente, o APH móvel brasileiro tem se organizado em duas categorias: o Suporte Básico de Vida (SBV), executado por profissionais de enfermagem de nível técnico, e o Suporte Avançado de Vida (SAV), formado por equipes médicas e de enfermagem de nível superior.
Esse modelo, embora consolidado, deixava um espaço assistencial entre a capacidade do SBV e a complexidade do SAV, uma lacuna especialmente sentida em ocorrências de urgência intermediária, que exigem intervenção qualificada, mas não necessariamente a estrutura completa de uma unidade avançada.
A partir desse entendimento, o Samu Maceió implantou, em 1º de setembro de 2024, as primeiras Unidades de Suporte Intermediário de Vida (SIV) do município. A estratégia começou pelo Serviço de Motolância, fundamental por sua agilidade em áreas de difícil acesso e em chamadas de rápida resposta.
A iniciativa incluiu a inserção de enfermeiro de nível superior diariamente na escala do Serviço de Motolância, a criação de Protocolos Operacionais Padrão (POPs) específicos para atuação avançada da enfermagem e os treinamentos voltados a práticas especializadas, garantindo segurança, resolutividade e qualidade técnica no atendimento.
“A implantação do Suporte Intermediário de Vida representa mais do que um avanço técnico: é um compromisso com um atendimento mais rápido, qualificado e alinhado às reais necessidades da população. O Serviço de Motolância é estratégico no Samu Maceió, ao incluir o enfermeiro na linha de frente, conseguimos reduzir lacunas assistenciais e ampliar nossa capacidade de intervenção. Esse reconhecimento do Coren demonstra que estamos no caminho certo”, ressaltou Juliana Tenório.
Para Beatriz Santana, coordenadora geral do Samu Maceió, o SIV é uma conquista coletiva e reafirma o protagonismo da enfermagem no atendimento pré-hospitalar.
"Ele otimiza recursos, fortalece a resposta do Samu e garante que pacientes em situações de urgência intermediária recebam o cuidado adequado no tempo certo. O Serviço de Motolância, com um enfermeiro integrado, se tornou ainda mais resolutivo. Esse prêmio reforça nossa missão de inovar para salvar vidas”, finalizou.
Reconhecimento
A premiação do Coren-AL destaca a experiência de Maceió como referência nacional na ampliação da autonomia da enfermagem e no fortalecimento de modelos assistenciais mais eficientes. Com o SIV, o Samu Maceió passa a oferecer um nível intermediário de cuidado que melhora a distribuição de recursos, acelera o acesso às vítimas, reduz o tempo-resposta dos atendimentos e a sobrecarga as unidades avançadas, além de qualificar a entrega de serviços em ocorrências críticas, porém de complexidade moderada.
Últimas Notícias
Ararinhas-azuis recapturadas testam positivo para vírus letal
Duas funcionárias do Cefet no RJ são mortas a tiros por colega
Coritiba anuncia a saída do técnico Mozart
Samu Maceió conquista 2º lugar em premiação do Coren/AL
Ação integrada prende líder de facção criminosa em Passo de Camaragibe
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Em Arapiraca, Alfredo Gaspar fala sobre desdobramentos da CPMI do INSS
Festival da Consciência Negra em Arapiraca

