Justiça condena casal que desistiu de adoção e abandonou criança em fórum
Um casal do Paraná terá que pagar uma indenização de R$ 37 mil por danos morais para uma criança que foi abandonada nas dependências do Fórum de Curitiba após desistência de um processo de adoção.
O casal havia sido condenado em primeira instância ao pagamento de 15 salários mínimos, mas o valor foi considerado pequeno pelo Ministério Público do Paraná, que defendeu um aumento para 25 salários mínimos, citando a proporção do trauma causado à criança. Ainda cabe recurso.
Segundo a Promotoria, o casal desistiu da adoção depois de quatro meses com a criança, à época com 10 anos de idade, afirmando que as razões seriam situações de desobediência e falta de afetividade. Eles estavam no estágio de convivência, como é chamado o período antes da finalização da adoção. O processo corre sob sigilo.
A criança foi deixada no local pelos adultos, que não teriam dado qualquer justificativa. O menino começou a chorar ao perceber o abandono e acabou sendo acolhido por servidores do fórum, ainda de acordo com o Ministério Público.
A Promotoria afirma que o casal não seguiu as orientações técnicas da equipe que monitorava o processo de adoção e que a criança foi abandonada "de forma degradante, cruel e violenta".
No pedido para aumentar a pena do casal, o órgão disse que o menino voltou ao sistema de acolhimento institucional e começou a passar por crises de ansiedade, além de desenvolver um sentimento de autodepreciação, retraimento, agressividade e baixa autoestima.
A lei permite a desistência no processo de adoção, mas especialistas apontam que isso pode causar danos graves à criança. Além disso, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) determina que adultos que desistem de um processo em andamento sejam excluídos permanentemente de cadastros de adoção.
Últimas Notícias
Assembleia Legislativa fará homenagem a defensores dos direitos da criança com Comenda José Edmilson Souza
Incêndio atinge loja de roupas na Jatiúca e destrói estrutura
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Justiça condena casal que desistiu de adoção e abandonou criança em fórum
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos no interior de Alagoas
Vídeos mais vistos
Morte em churrascaria de Arapiraca
Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca
Junqueiro recebe governador para inaugurações
MV Representações, representante autorizado do Consórcio Nacional Volkswagen explica as vantagens dessa modalidade

