PF cumpre mandado e investiga perfis anônimos que divulgavam conteúdo nazista em Alagoas

Por Redação com assessoria 14/11/2025 10h10
Por Redação com assessoria 14/11/2025 10h10
PF cumpre mandado e investiga perfis anônimos que divulgavam conteúdo nazista em Alagoas
Polícia Federal - Foto: Assessoria

A Polícia Federal em Alagoas cumpriu, na manhã desta sexta-feira (14), um mandado de busca e apreensão na cidade de Coruripe durante a fase ostensiva da operação “Torch”, que tem como objetivo identificar a autoria de crimes de ódio praticados pela internet. Os investigados utilizavam perfis anônimos em redes sociais para divulgar símbolos associados ao nazismo, mensagens racistas e até recrutar crianças para ataques extremistas.

Segundo a PF, um dos perfis monitorados criou uma comunidade aberta na rede social, onde eram compartilhados livros relacionados ao nazismo, publicações racistas e tutoriais ensinando como manipular crianças a praticar crimes violentos. Em diversas postagens, o administrador pedia “paciência” aos seguidores e afirmava estar “em combate no Oriente Médio”. No entanto, as investigações revelaram que, na realidade, o suspeito nunca saiu do estado de Alagoas e jamais participou de qualquer conflito armado.

Durante o cumprimento do mandado judicial, foram apreendidos equipamentos eletrônicos que agora passarão por perícia para auxiliar na identificação de outros envolvidos e no esclarecimento completo da atividade criminosa.

O nome da operação faz referência à ofensiva militar lançada pelos Aliados no Norte da África, em novembro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Conhecida como “Operação Torch”, a ação representou um marco na luta contra o nazismo e o fascismo ao abrir uma nova frente contra o Eixo.