Governo de Alagoas leva cidadania e acessibilidade para Marechal Deodoro e Arapiraca

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) promoveu atividades de inclusão por meio da arte, cultura, educação e empreendedorismo em Marechal Deodoro e Arapiraca nesta semana.
O órgão retomou as atividades do 3º Festival Estadual da Inclusão nessa sexta-feira (18), no Partage Shopping, em Arapiraca. O evento contou com apresentações culturais de artistas PcD’s e também com o comércio empreendedor feito por famílias atípicas.
O festival havia sido paralisado em maio por conta das fortes chuvas que atingiram diversas regiões do estado.
A secretária Tereza Nelma anunciou a realização de mais uma edição do evento. “Até dezembro desse ano, vamos buscar promover mais uma edição do festival aqui em Arapiraca. O objetivo é promover esse evento cultural em um local público e aberto, a exemplo de algumas das praças da cidade”, destacou.
Tereza Nelma afirmou que o festival é um compromisso com a diversidade e a igualdade. “O objetivo do governo estadual é dar visibilidade às pessoas com deficiência, garantindo a inclusão e também a acessibilidade. Esse evento é uma celebração do protagonismo das pessoas com deficiência e também é uma valorização da arte e cultura inclusiva”, ressaltou.
Quanto à feira de empreendedorismo de famílias atípicas, Tereza Nelma ressaltou que a iniciativa visa à valorização da autonomia, à criatividade e à geração de renda. “Além de garantir oportunidade de comercializar produtos e garantir renda, a feira fomenta o empreendedorismo inclusivo”, disse.
Estudantes recebem letramento sobre capacitismo
Pela primeira vez, a Secdef promoveu ação educacional de letramento sobre capacitismo direcionado a estudantes. A ação, que faz parte do programa Alagoas Mais Inclusiva, foi realizada no Instituto Federal de Alagoas (Ifal), em Marechal Deodoro, na quarta-feira (16). O evento contou com o apoio do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne).
Diferentemente da linguagem técnica direcionada aos servidores de órgãos e instituições públicas, o capacitismo foi abordado com os alunos de forma lúdica e interativa. As atividades que abordaram a cartilha ‘Combata o Capacitismo’ foram desenvolvidas com gincana pedagógica e de provas com perguntas e respostas.
Tereza Nelma explicou que o capacitismo pode se manifestar de várias formas, principalmente nos comentários depreciativos. “Este letramento tem o objetivo de promover uma educação mais inclusiva, principalmente no tratamento igualitário. Com isso, iremos ter uma sociedade com menos atitudes de exclusão e discriminatória com as pessoas com deficiência”, disse.
Entrega de documentos
Durante os eventos promovidos em Arapiraca e Marechal Deodoro, a Secdef entregou as Carteiras de Identificação de Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). Além da inclusão, a entrega das identificações promove acessibilidade.
Os documentos garantem a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Orientações
A Secdef tem buscado orientar os familiares de pessoas com espectro autista e de pessoas com deficiência sobre como a Ciptea e o cartão PcD devem ser usados. As informações são passadas durante a entrega das identificações.
Últimas Notícias

Para evitar colidir em carro, condutor atinge poste na Avenida Governador Lamenha Filho, em Arapiraca

Lula manifesta solidariedade a ministros do STF após sanções dos EUA

PM prende suspeito que transportava drogas em veículo, em Penedo

Policial militar de folga salva idosos de incêndio dentro de casa

Carreta carregada com móveis tomba e carga é saqueada por populares, na BR-101 em Flexeiras
Vídeos mais vistos

Homem que conduzia motocicleta pela contramão morre ao ter veículo atingido por carro, em Arapiraca

Morte em churrascaria de Arapiraca

Festa termina com jovem morta e dois feridos no Agreste alagoano

Entrega de vans e assinatura de ordem de serviço em Arapiraca
