Pilar realiza Festival de Curtas-Metragens com acesso gratuito e programação especial

Por Redação com Assessoria 19/07/2025 10h10
Por Redação com Assessoria 19/07/2025 10h10
Pilar realiza Festival de Curtas-Metragens com acesso gratuito e programação especial
Festival de Cinema em Pilar - Foto: Assessoria

O município de Pilar será palco de um grande evento cultural neste mês: o Festival de Curtas-Metragens do Cine Pilarense, que acontece nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2025. O evento ocorre sempre às 18h, com entrada totalmente gratuita no próprio Cine Pilarense, localizado no Centro da cidade.

A programação do festival contempla filmes alagoanos de curta-metragem, com produções de ficção, animação e documentário, além de apresentações culturais e bate-papos com diretores mediadas pelo coordenador do evento, Pablo De Luca.

A abertura será na quinta-feira, 24, às 18h, com a presença de autoridades locais e representantes do SEBRAE-AL. O público poderá conferir a apresentação cultural das Baianas Cícera Braúna, filha de Das Dores Braúna, seguida de projeções de filmes de classificação livre e um bate-papo com a diretora Flavia Correia, responsável pelo documentário Ainda te amo demais (2020).

Na sexta-feira, 25, as exibições continuam a partir das 18h, também com filmes de classificação livre, e haverá um encontro com a diretora Juliana Barretto, do filme Ana Parideira (2024). Encerrando a noite, o ator Naéliton Santos da Silva apresenta os personagens “Seu Zezinho” e “Charles Chaplin” em uma performance especial.


O sábado, 26, será dedicado a filmes com classificação a partir de 16 anos, seguido de um bate-papo com as diretoras Dudu Moreira e Eduarda Sofia, do filme Angustura (2025). Para finalizar o festival com chave de ouro, o duo Divina Supernova, formado por Ana Gal e Júnior Bocão, apresentará o show Música de Cinema.

De acordo com o coordenador Pablo De Luca, “este Festival vem para fortalecer e descentralizar o cenário estadual do audiovisual, além de valorizar as produções cinematográficas alagoanas”. A produtora e curadora Renah Berindelli também destacou: “É uma honra poder participar ativamente deste enriquecedor evento”. Para Luiz Horácio, diretor da Produtora Ôxe, “os bate-papos são fundamentais para introduzir o público no mundo do fazer cinematográfico”. Já o diretor do Cine Pilarense, Sérgio Moraes, reforçou: “Este tipo de evento coloca em evidência a cidade de Pilar, enriquecendo-a culturalmente”.

A edição deste ano conta com patrocínio do SEBRAE-AL e da Prefeitura de Pilar, além do apoio cultural da Photoshopping, da +AFETO Clínica Integrada e da J.A Lanchonete.