2 a 1: Croácia bate Marrocos e fica com a terceira colocação na Copa do Mundo do Qatar

Gol foram marcados por Gvardiol e Orsic

Por Redação com Lance 17/12/2022 14h02
Por Redação com Lance 17/12/2022 14h02
2 a 1: Croácia bate Marrocos e fica com a terceira colocação na Copa do Mundo do Qatar
Orsic em celebração após o gol marcado contra Marrocos - Foto: Paul ELLIS / AFP

Deu Croácia. A seleção que mandou o Brasil pra casa nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar e perdeu para a Argentina na semi-final conquistou o terceiro lugar na Copa, ao bater o Marrocos, na partida realizada neste sábado, 17.

Em um jogo equilibrado, com trocas de passes meticulosos e intensos e precisos, a equipe europeia marcou dois gols contra um da seleção africana, e sagrou-se campeã por 2 a 1. Gvardiol e Orsic marcaram os gols dos croatas, que viveram o provável último jogo de Modric pela seleção em Mundiais. O gol do Marrocos foi feito por Dari.

A seleção marroquina lutou até ficar extenuada em campo e, mesmo perdendo, saiu da Copa consagrada por sua campanha histórica.

A partida

Com espaço para trocar passes no meio de campo, a Croácia começou a pressionar Marrocos. Perisic levou perigo em investida pela esquerda. Em seguida, os marroquinos tiveram um susto: o goleiro Bono arriscou uma saída de bola, chutou mal e quase marcou contra.Mas foi uma jogada friamente calculada que levou os croatas a abrirem o marcador. Após cobrança de falta alçada para a área, Perisic surgiu livre, escorou na medida e Gvardiol subiu mais do que os zagueiros para estufar a rede aos seis.

Em menos de dois minutos, os marroquinos esfriaram a euforia da seleção croata. Ziyech cobrou falta para a área e Dari aproveitou um vacilo da zaga para igualar a partida.

O empate levou a seleção de Walid Regragui a retomar seu ímpeto ofensivo. Porém, por mais que Boufal e En-Nesryi tentassem arrancadas, faltava precisão nos passes.

Aos poucos, a Croácia retomou as rédeas do jogo e teve chances. Em seu possível último jogo de Copa do Mundo, Modric se desvencilhou da marcação e deu chute traiçoeiro. A bola passou pela zaga e Bono espalmou com dificuldade.

Na sobra, Livaja ainda tentou, mas o goleiro salvou. Perisic e Kramaric ainda tentaram jogadas. Mas a Croácia soube aproveitar o momento no qual a zaga adversária estava mais vulnerável. Após troca de passes na entrada da área, Kovacic esticou e Orsic mandou uma bomba que tocou no travessão antes de entrar aos 42.

​A volta do intervalo trouxe uma Croácia também incisiva. Logo a um minuto, Orsic recebeu livre e arriscou. Após a bola bater na zaga, passou pelo lado de fora da rede. Kovacic e Kramaric ainda tentaram jogadas, mas não tiveram sucesso.

Diante de um Marrocos que via suas tentativas restritas a Ounahi e Boufal, os croatas tiveram novas chances. Vlasic foi acionado e tocou na saída de Bono, mas a bola passou pertinho da meta. Gvardiol arrancou até o ataque e caiu na área. O árbitro, após revisão do VAR, mandou seguir em lance muito duvidoso.

Os marroquinos reencontraram fôlego e deram trabalho na reta final. En-Nesyri aproveitou cochilo da defesa croata e chutou, obrigando Livakovic a abafar. A Croácia respondeu pouco depois, quando Kovacic recebeu passe, entrou livre na área e tocou na saída de Bono. Porém, sua conclusão foi para fora.

A chance de uma prorrogação passou muito perto da partida. Attiat-Allah cruzou, a bola passou por toda a zaga e En-Nesryi cruzou. Livakovic apenas observou a conclusão ir por cima do travessão. A Croácia garantiu seu terceiro lugar.