Vazão do Rio São Francisco aumenta mais uma vez e Chesf alerta população ribeirinha em Alagoas

22/01/2022 16h04
22/01/2022 16h04
Vazão do Rio São Francisco aumenta mais uma vez e Chesf alerta população ribeirinha em Alagoas
Rio São Francisco - Foto: Reprodução

A vazão da Hidrelétrica de Xingó, entre Alagoas e Sergipe, passou de 3.000 m³/s para 3.500 m³/s neste sábado (22). Por causa da cheia no rio São Francisco, o objetivo é liberar mais água dos reservatórios.

As fortes chuvas que caíram em Minas Gerais, onde está localizada a nascente do rio, e na Bahia impactaram na elevação da bacia hidrográfica. O aumento do nível do rio se deu devido a abertura das comportas das Hidrelétricas de Sobradinho, na Bahia, e Xingó.


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está monitorando a situação da cheia e os reflexos na vida dos ribeirinhos e da fauna e flora da região.


“É muita água que está descendo para o rio, as populações desse trecho do Baixo curso do São Francisco e do Submédio precisam se preparar para os 4.000, porque agora nós estamos aumentando para 3.500, mas vamos para o patamar de 4.000 m³/s. As prainhas já foram inundadas, as croas e ilhas. Animais precisam ser retirados imediatamente e, principalmente, os espaços que eram do rio e foram ocupados de forma desordenada. Então, isso é o impacto inicial”, disse Maciel Oliveira, presidente do CBHSF. 

Uma das praias inundadas foi a de Pão de Açúcar, no Sertão de Alagoas, que desapareceu. O nível do rio subiu muito, obrigando os comerciantes da cidade a abandonarem suas barracas, que ficaram quase completamente encobertas.


Com a cheia do rio, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) autorizou a liberação da água dos reservatórios das hidrelétricas no início do mês. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) divulgou uma programação para aumento gradativo da vazão, impactando nas cidades ribeirinhas.


Na segunda (24), a vazão em Xingó chega ao patamar de 4.000 m³/s. Por não haver vazão nesse volume há 12 anos, a Chesf comunicou o planejamento às prefeituras para que fossem adotadas as devidas providências.


“Nós vamos ter uma reunião, da sala de situação da Agência Nacional de Águas, da Chesf, da Cemig e do Operador Nacional do Sistema Elétrico, no dia 26, próxima semana, para podermos verificar até quando essa vazão de 4.000 m³/s vai permanecer e decidir também a política das próximas vazões, pois está chegando muita água no Rio São Francisco, essa água ainda não chegou em Sobradinho, está chegando em Bom Jesus da Lapa, vai chegar na região oeste da Bahia, e essa água ainda está em Minas Gerais, em torno de 10.000 m³/s”, informou Oliveira. 

Foi emitido alerta à população pelas Defesas Civis aos seguintes municípios alagoanos:




Belo Monte
Igreja Nova
Olho D’Água do Casado
Pão de Açúcar
Penedo
Piaçabuçu
Piranhas
Porto Real do Colégio
São Brás
Traipu