Para evitar 'fura fila', MPE de Alagoas irá fiscalizar as vacinações contra a Covid-19

Por Redação com Ascom MPE/AL 20/01/2021 11h11
Por Redação com Ascom MPE/AL 20/01/2021 11h11
Para evitar 'fura fila', MPE de Alagoas irá fiscalizar as vacinações contra a Covid-19
Fiscalização de vacinação - Foto: Ascom MPE AL

Para evitar favorecimento e que pessoas fora do grupo prioritário furem a fila de vacinação contra a Covid-19, o Ministério Público de Alagoas (MPAL) fará uma força tarefa para tratar exclusivamente sobre a pandemia e acompanhar a vacinações da Covid-19 nos locais de imunização.

"O Ministério Público tem acompanhado todo o processo desde o início da pandemia, cobrado dos gestores a atuação correta no combate à Covid-19 e, neste momento, cabe a nós, promotores de Justiça, enquanto órgão fiscalizador, acompanhar a execução do cronograma das secretarias de Saúde para nos certificar de que as dosagens da vacina serão distribuídas legalmente, para o público escolhido nessa primeira etapa. Acreditamos que vivemos um momento esperançoso e torcemos para que os alagoanos tenham acesso breve a mais lotes da vacina”, ressaltou o promotor de Justiça.

Alagoas recebeu na última segunda-feira as vacinas e iniciou na última terça-feira, 19, a vacinação dos grupos prioritários. Foram 87.760 doses da Coronavac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Este lote é destinado a profissionais da saúde, idosos e população indígena.

A capital Maceió recebeu 12.465 doses e Arapiraca, segundo maior município do estado, garantiu 1.640 imunizantes. "Essa nova luta é pela fiscalização para esse insumo tão vital que é a vacina. Vamos verificar se a lista prioritária está sendo respeitada, como está o armazenamento e logística, por exemplo", disse.