Saúde do Estado afirma que não há motivos para pânico após caso de coronavírus em Alagoas

Por Redação 28/02/2020 14h02 - Atualizado em 28/02/2020 17h05
Por Redação 28/02/2020 14h02 Atualizado em 28/02/2020 17h05
Saúde do Estado afirma que não há motivos para pânico após caso de coronavírus em Alagoas
Foto: G1AL
Em entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira, 28, o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, afirmou que não há motivo para a população alagoana entrar em pânico com a suspeita de um caso de coronavírus em Alagoas.

O secretário lembrou que o caso ainda está em investigação e que a equipe da Secretaria está tratando a situação como uma nova gripe. “Apesar de tudo o que está existindo, do tumulto da população, a gente está tratando como uma nova gripe. Não há motivo para alarde, não há motivo de desestruturação do dia a dia do cidadão alagoano”, afirmou o secretário Alexandre Ayres.

O paciente suspeito de estar infectado com o covid-19, ou novo coronavírus, é um homem de 66 anos que voltou da França para Maceió no dia 11 de fevereiro. Ele procurou atendimento médico no último dia 26, ao sentir os sintomas da doença, com um quadro de dor de garganta que evoluiu depois para fraqueza, dificuldade de respirar, tosse e febre. O paciente está em isolamento domiciliar e apresenta sintomas leves.

O secretário ainda afirmou que não há necessidade do uso de máscaras por parte da população. "O que existe é a necessidade de a gente ter cuidados independentemente do coronavírus, que é lavar as mãos, usar o álcool em gel e higienizar as mãos quando necessário. Nada mais eficaz contra a proliferação desse vírus focar na higienização”.