Alunos do Colégio Militar participam de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Arapiraca

Por Assessoria PM 18/05/2019 11h11 - Atualizado em 18/05/2019 14h02
Por Assessoria PM 18/05/2019 11h11 Atualizado em 18/05/2019 14h02
Alunos do Colégio Militar participam de ação de combate ao mosquito Aedes Aegypti em Arapiraca
Foto: Assessoria PM
Ontem, sexta-feira (17), alunos do Colégio da Policia Militar Tiradentes - Unidade Agreste participaram de uma ação de combate contra o Aedes Aegypti no bairro Bonsucesso, em Arapiraca. O mutirão foi realizado em conjunto com a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Manoel Ernesto e militares do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, que receberam capacitação da prefeitura do município para orientar a população.

Acompanhados de agentes de saúde, os 22 estudantes da Unidade Militar mantiveram contato direto com a população do bairro, distribuindo panfletos e orientando os moradores à respeito dos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, que causa várias doenças, entre elas a dengue e a chikungunya.

“Com o intuito de acabar com essa epidemia, junto com a comunidade, estamos realizando essa ação. É um trabalho de união, vamos pedir a colaboração das pessoas e em breve vamos ter essas doenças extintas”, disse o diretor da UBS.

“Nós estamos de mãos dadas à população arapiraquense nessa causa. Precisamos prevenir e combater com eficácia o mosquito que tem deixado várias pessoas doentes e com sequelas graves. A Polícia Militar está nessa luta não só com os alunos do Colégio Tiradentes, mas com todos os integrantes da Corporação”, afirmou o tenente-coronel Carlos Azevedo, diretor-geral do CPM.

Risco de surto
Arapiraca é um dos 21 municípios alagoanos com risco de surto para dengue, zika e chikungunya. Essas cidades apresentaram alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti. O índice de infestação predial na cidade do agreste é de 5,1%, deixando Arapiraca na zona vermelha. Daí a importância de combater os focos que podem virar criadouros do mosquito.

Veja alguns cuidados que podem ser observados para combater o Aedes Aegypti:
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa;
- Cubra e realize manutenção periódica de áreas de piscinas e de hidromassagem;
- Limpe ralos e canaletas externas;
- Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;
- Deixe lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, para evitar formação de poças d’água;
- Verifique instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Denuncie!
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Saúde, criou uma ferramenta online para que as pessoas possam denuncias focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Por meio do aplicativo “Juntos pela Saúde”, o cidadão ao constatar a existência de um foco do mosquito ou ao observar a existência de condições para a formação de um possível criadouro do mosquito, pode registrar o fato ou o risco e enviar essa denúncia aos gestores públicos, facilmente e de forma anônima, inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.