Professores de Girau participam de formação para combater o Aedes Aegypti

Por Assessoria 27/09/2017 10h10 - Atualizado em 27/09/2017 13h01
Por Assessoria 27/09/2017 10h10 Atualizado em 27/09/2017 13h01
Professores de Girau participam de formação para combater o Aedes Aegypti
Foto: Assessoria
As secretarias de Educação e Saúde de Girau do Ponciano promoveram em parceria com a Editora Ensinart e Caixa Econômica Federal, uma formação para os professores do ensino fundamental (6º ano) do município, com o objetivo de capacitar os mesmos para sensibilizar e formar os alunos das escolas públicas para atuarem como cidadãos protagonistas na identificação e alerta aos pais, serviços de vigilância epidemiológica e demais adultos quanto aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

Girau do Ponciano está entre os 40 municípios alagoanos com maior índice de focos do mosquito, baseado nesta informação e visando reduzir estes índices, o secretário de Educação, Dênis Carlos, conjuntamente com a secretária de Saúde Gorete Santana, aderiram ao projeto Todos Contra o Aedes Aegypti. A formação foi realizada no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e nesse primeiro momento teve como objetivo apresentar números, comportamento do mosquito e ferramentas digitais para o professor trabalhar o dia a dia no combate ao mosquito com os alunos. O evento contou com representantes dos poderes executivo e legislativo, além de representante da Caixa Econômica Federal e os palestrantes Martha Lícia Cardoso, da Editora Ensinart e, Paulo Protásio, técnico da SESAU/AL.

"Os diferenciais desse projeto parte da premissa de que a melhor forma de combater o mosquito é a educação da população e que o melhor caminho para torna-la sustentável é chegar a essa educação partindo da formação das nossas crianças e para atrair nossas crianças precisamos proporcionar esta educação numa linguagem consonante com o mundo real que eles estão vivendo e com o que eles gostam de fazer, esse mundo chama-se tecnologia, celular, jogos... daí a proposta apresentada com a metodologia de ensino que associa o livro tradicional a esses recursos tecnológicos". Disse a gerente do projeto Martha Lícia Cardoso.

A secretária de Saúde Gorete Santana disse que este momento é ímpar para a saúde e educação de Girau do Ponciano. “Trabalhar o aluno, fazer o agente multiplicador contra o mosquito é um momento ímpar, maravilhoso, a dengue, chikungunya e zika vírus não é só um problema de saúde pública e sim de cada um de nós, então temos que fazer a nossa parte”. Completou a secretária.

“Essa luta não é meramente da saúde, é uma luta do município e contem com a gente, pois tenho certeza que os alunos passarão a atuar como multiplicadores do conhecimento em suas famílias e comunidades. Estamos colocando a rede municipal de ensino a disposição para o que for preciso para lutar contra esse mal”. Disse o secretário de Educação Dênis Carlos.