Blogs
Assembleia Legislativa fará homenagem a defensores dos direitos da criança com Comenda José Edmilson Souza
A Assembleia Legislativa realizará, na segunda-feira, 17, uma sessão solene para entrega da Comenda Conselheiro Tutelar José Edmilson Souza a Archimedes Washington Ferreira dos Santos, Inácia Adriana Correia Leite e Maria Jailda Morais dos Santos, pelos relevantes serviços prestados à causa da criança e do adolescente no Estado de Alagoas. Proposta pela deputada Rose Davino (PP), a solenidade está marcada para as 9 horas, no plenário da Casa, e foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares que compõem o Legislativo alagoano.
Natural de Delmiro Gouveia, Inácia Adriana Correia Leite reside atualmente em Maceió e vem se dedicando aos problemas sociais e ao enfrentamento das diversas violações de direitos contra crianças e adolescentes da capital alagoana. Militante dos Direitos da Criança e do Adolescente, Adriana Correia é membro do Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares do Brasil. Em 2019, foi indicada presidente comunitária de sua comunidade, obtendo sucesso e representando seus moradores por muitos anos.
Em 2021, foi homenageada pelo então secretário de Segurança, Dr. Alfredo Gaspar de Mendonça, recebendo uma placa em reconhecimento aos serviços prestados ao desenvolvimento da polícia comunitária de Alagoas. Ainda em 2019, candidatou-se ao primeiro mandato como conselheira tutelar, sem recursos ou estrutura de campanha. Conquistou a confiança da comunidade e foi eleita com 247 votos. Ao término do mandato, sua dedicação foi tão reconhecida que, na reeleição, alcançou 830 votos, ficando em 2º lugar.
Archimedes Washington Ferreira dos Santos, alagoano natural de Maceió, é graduado em História e em Gestão Pública, além de pós-graduando em Direitos da Criança, Adolescente e Idoso. Tem vasta experiência no trabalho de proteção aos direitos das crianças e adolescentes, tendo sido conselheiro tutelar de São Miguel dos Campos/AL entre 2011 e 2016. Iniciou sua trajetória em defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em 2011, no mesmo município, onde atuou no enfrentamento às violações de direitos e no fortalecimento das famílias miguelenses, levando palestras às escolas municipais e estaduais sobre os direitos infantojuvenis e as responsabilidades dos pais. Em 2019, foi eleito vice-presidente do Fórum Estadual Associado de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. Em 2016, recebeu o certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados às crianças, adolescentes e conselheiros tutelares da Região da Bacia Leiteira e Médio Sertão de Alagoas.
Maria Jailda Morais dos Santos é natural do município de Atalaia e graduanda em Serviço Social. Ex-conselheira tutelar e educadora social, atualmente reside no município de Capela. Jailda Morais possui vasta experiência na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, tendo sido conselheira tutelar fundadora e presidenta do 1º colegiado do Conselho Tutelar de Capela/AL, em 2024. Além disso, é consultora e palestrante em Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. Vem se dedicando há anos ao enfrentamento das violações de direitos de crianças e adolescentes de Capela, Maceió e diversas cidades do interior de Alagoas, bem como de outras regiões do país. Foi eleita representante dos conselheiros e conselheiras tutelares do Nordeste por duas vezes, em Brasília/DF. Em 2025, recebeu o certificado de Honra ao Mérito pelos serviços prestados aos conselheiros tutelares da Região do Alto Sertão de Alagoas.
Política em Pauta
Informações sobre politica, com atualização diária, de forma dinâmica e prática.
Aqui você fica por dentro das principais notícias sobre a política brasileira, sobretudo a alagoana e o que ocorre em seus bastidores.
Um ambiente de comunicação inteligente dinâmica, imparcial, com entrevistas e espaço diálogo!
Últimas notícias
Incêndio atinge loja de roupas na Jatiúca e destrói estrutura
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Justiça condena casal que desistiu de adoção e abandonou criança em fórum
Casal é preso em flagrante por estupro contra a filha de 2 anos no interior de Alagoas

