Blogs

Prefeito de Tanque d'Arca, Will Valença é alvo de investigação da Polícia Federal

Por Redação com Extra Alagoas 03/06/2024 09h09
Por Redação com Extra Alagoas 03/06/2024 09h09
Prefeito de Tanque d'Arca, Will Valença é alvo de investigação da Polícia Federal
Will Valença, prefeito de Tanque D'Arca - Foto: Divulgação

O prefeito de Tanque d'Arca Wilmário Valença da Silva Júnior (PSD), conhecido como Will Valença, está sendo alvo de uma investigação da Polícia Federal (PF). O gestor municipal é apontado como chefe de um esquema que utiliza 'laranjas' para abrir empresas e desviar dinheiro público, a partir de licitações viciadas.

A denúncia contra Will Valença foi realizada pelo ex-prefeito, Roney Valença, tio de Will Valença, e revelada em reportagem do Jornal impresso, Extra Alagoas. Roney Valença enviou um dossiê detalhando todo esquema para a Polícia Federal, para a Controladoria Geral da União (CGU) e para o Ministério Público Federal (MPF).

Um dos citados na denúncia contra Will Valença teria sido utilizado para comprar caminhões e uma fazenda no Maranhão. Esquema confessado pelo próprio laranja, em entrevista. Ele contou que foi por Will Valença também para abrir um mercado em Maceió, com objetivo era ter um estabelecimento para participar de licitações e obter vantagens financeiras em várias prefeituras do estado.

"Ele chegou a mim e falou que estava precisando de uma pessoa de confiança para trabalhar com licitação e ganhar dinheiro. Na época eu nem imaginava o que é licitação", contou o laranja, completando que Will Valença teria pedido seu CPF e RG para abrir o mercadinho, com a promessa que lhe pagaria salário e ajuda de custo. "Mas, eu nunca tive essa ajuda", reclamou.

Atualmente, o mercadinho citado na denúncia enviada aos órgãos de controle está com a situação cadastral inapta na Receita Federal.

"Percebi que era laranja quando comecei a participar de licitações. Contou o homem, afirmando que devido a isso, seu CPF contraiu uma dívida milionária, que ele não tem como pagar.

Outro homem também foi citado como laranja de Will Valença. Ele teria assinado uma procuração dando plenos poderes ao prefeito de Tanque d'Arca para controlar a empresa JSC de Lima Comércio e Serviço, com sede em um terreno baldio no Centro de Tanque d'Arca. Este outro laranja, segundo o Portal da Transparência é servidor comissionado da Prefeitura.